Título original: “Stagecoach”. Ano: 1939. Direção: John Ford. Roteiro: Ernest Haycox, Dudley Nichols. Elenco: John Wayne, Claire Trevor, Andy Devine, John Carradine, Thomas Mitchell, Louise Platt, George Bancroft, Tim Holt, Donald Meek, Berton Churchill, Tom Tyler. País: EUA. Produção: Walter Wanger Productions, John Ford. Fotografia: Bert Glennon. Música: Gerard Carbonara.
Sinopse: Grupo de nove estranhos – entre eles a prostituta Dallas (Trevor) e o cowboy Ringo (Wayne) – viaja em uma diligência ao Novo México. No caminho eles enfrentam apuros, como um ataque apache, além das próprias diferenças e preconceitos.
Talvez o mais importante western já feito, este filme é um divisor de águas na história do gênero. A partir dele ele, John Ford elevou o faroeste ao estado de arte, expondo as fraquezas e virtudes dos ricos personagens em meio à imensidão do Monument Valley. O diretor, cuja excelência técnica se tornaria objeto de estudo, começou aqui sua parceria de décadas com o astro John Wayne. Outro atrativo da obra é o espetáculo à parte do dublê Yakima Canutt, durante o ataque indígena. A sequência, por sinal, é digna de nota em mais de um sentido, sendo ao mesmo tempo um prodígio cinematográfico e um perfeito exemplo da problemática e recorrente representação dos indígenas como “forças da natureza”.
96 min.