Título original: All the President’s Men. Ano: 1976. Direção: Alan J. Pakula. Roteiro: William Goldman, Carl Bernstein (livro “Todos os Homens do Presidente”), Bob Woodward (livro “Todos os Homens do Presidente”). Elenco: Dustin Hoffman, Robert Redford, Jack Warden, Martin Balsam, Hal Holbrook, Jason Robards, Stephen Collins. País: EUA. Produção: Warner Bros., Wildwood Enterprises, Walter Coblenz. Fotografia: Gordon Willis. Música: David Shire.
Sinopse: No ano de 1972, um jornalista do Washington Post (Redford) desconfia que o episódio da invasão do Edifício Watergate se trate de algo maior que um simples assalto. Ele e outro repórter (Hoffman) iniciam então a investigação que desvendará o grande escândalo político dos Estados Unidos no século XX.
O notório caso Watergate, que levou à renúncia do então presidente dos EUA, Richard Nixon, é mostrado aqui desde seu princípio. O arrombamento da sede do partido democrata era apenas a ponta do iceberg de uma rede que se estendia por todo o sistema de inteligência do país (CIA, FBI e Justiça) e visava acobertar ilegalidades cometidas por homens ligados diretamente ao presidente republicano. O grande mérito do filme é manter inabalada a atenção do espectador pelas mais de duas horas de investigação jornalística pura. Sem dúvida, as cenas mais marcantes são os sombrios encontros com o misterioso informante “Garganta Profunda” (Holbrook), mas foi Jason Robards que levou o Óscar de melhor ator coadjuvante, pelo papel do editor que agiu como a necessária âncora de cautela ante o entusiasmo dos jornalistas.
138 min.