POR LEANDRO MURAD
Policial
Cartaz A Dama do Lago
A DAMA DO LAGO
Lady in the Lake
Robert Montgomery - 1946

Título original: “Lady in the Lake”. Ano: 1946. Direção: Robert Montgomery. Roteiro: Steve Fisher, Raymond Chandler (livro “A Dama do Lago”). Elenco: Robert Montgomery, Audrey Totter, Lloyd Nolan, Tom Tully, Leon Ames, Jayne Meadows, Dick Simmons. País: EUA. Produção: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), George Haight. Fotografia: Paul Vogel. Música: David Snell, Maurice Goldman.

Sinopse: O detetive particular Philip Marlowe (Montgomery) é contratado pela editora de uma revista de histórias de mistério (Totter) para encontrar a esposa de seu chefe (Ames). Mas, ao iniciar a investigação, Marlowe descobre uma misteriosa trama de assassinato.

Uma das principais características do filme noir é o destaque para o ponto de vista do protagonista, através da narração em off em primeira pessoa. Aqui, o diretor e ator Robert Montgomery resolveu levar mais a fundo essa sensação e filmou toda a história literalmente do ponto de vista do detetive: a câmera simula permanentemente seu campo visual, e seu rosto só aparece nos poucos momentos em que ele passa na frente de algum espelho. O resultado, além de criativo, é um dos melhores exemplares do gênero.

105 min.