POR LEANDRO MURAD
Policial
Cartaz Os Corruptos
OS CORRUPTOS
The Big Heat
Fritz Lang - 1953

Título original: “The Big Heat”. Ano: 1953. Direção: Fritz Lang. Roteiro: Sydney Boehm, William P. McGivern (livro “The Big Heat”). Elenco: Glenn Ford, Gloria Grahame, Jocelyn Brando, Alexander Scourby, Lee Marvin. País: EUA. Produção: Columbia Pictures Corporation, Robert Arthur. Fotografia: Charles Lang. Música: Henry Vars.

Sinopse: Ao investigar um aparente suicídio, policial de cidade não identificada dos Estados Unidos (Ford) descobre uma imensa rede de corrupção policial e política.

“The Big Heat” pode não ter sido o primeiro filme a apresentar uma trama como essa (do policial honesto que, sozinho, luta contra toda uma cidade dominada por autoridades corruptas), mas provavelmente é o melhor. É, ainda, um dos melhores noirs do diretor de “Um Retrato de Mulher”, o mestre expressionista Fritz Lang. Ao longo do filme, crescentes choques envolvem o espectador e o aproximam do policial vivido por Glenn Ford, quando este passa de uma motivação ética a uma busca pessoal por vingança, conforme as ações dos seus adversários se tornam mais violentas. Para abrilhantar ainda mais a obra, há no elenco as presenças marcantes Lee Marvin e Gloria Grahame.

90 min.