POR LEANDRO MURAD
Terror
cartaz-cisne-negro
CISNE NEGRO
Black Swan
Darren Aronofsky - 2010

Título original: “Black Swan”. Ano: 2010. Direção: Darren Aronofsky. Roteiro: Mark Heyman, Andrés Heinz, John McLaughlin. Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder, Benjamin Millepied. País: EUA. Produção: Fox Searchlight Pictures, Cross Creek Pictures, Protozoa Pictures, Scott Franklin, Mike Medavoy, Arnold W. Messer, Brian Oliver. Fotografia: Matthew Libatique. Música: Clint Mansell.

Sinopse: O diretor de uma companhia de ballet (Cassel) decide substituir a bailarina principal (Ryder) na montagem de “O Lago dos Cisnes”. A jovem bailarina Nina (Portman) é a favorita para ser a nova estrela, mas uma concorrente (Kunis) surge e as duas estabelecem uma tensa relação.

Com história análoga à do próprio balé, o “Cisne Negro” de Aronofsky se destacou como o melhor horror psicológico em muitos anos. Ao mostrar o processo de enlouquecimento da personagem principal, lembra muito “Repulsa ao Sexo” (1965), de Polanski. Aqui, porém, a origem da loucura se encontra na rotina de competição e busca obsessiva da perfeição, gritante no meio artístico mostrado, mas que parece invadir todas as áreas de trabalho no mundo contemporâneo.

108 min.