POR LEANDRO MURAD
Ficção Científica
Cartaz Colossus 1980
COLOSSUS 1980
Colossus: The Forbin Project
Joseph Sargent - 1970

Título original: “Colossus: The Forbin Project”. Ano: 1970. Direção: Joseph Sargent. Roteiro: James Bridges, D.F. Jones (livro “Colossus”). Elenco: Eric Braeden, Susan Clark, Gordon Pinsent, William Schallert, Leonid Rostoff, Georg Stanford Brown, Willard Sage, Alex Rodine, Martin E. Brooks, Marion Ross. País: EUA. Produção: Universal Pictures, Stanley Chase. Fotografia: Gene Polito. Música: Michel Colombier.

Sinopse: Em meio à Guerra Fria, um cientista (Braeden), trabalhando para o governo dos Estados Unidos, desenvolve o Colossus: um supercomputador destinado a controlar, acima de qualquer decisão humana, a defesa e o arsenal nuclear do país. Mas logo é descoberto que os soviéticos têm um projeto idêntico e, para piorar, os dois computadores se unem para juntos dominar toda a humanidade… para o seu próprio bem!

Grande exemplar da maravilhosa ficção científica-cabeça do período, “Colossus 1980” tem uma empolgante primeira parte, em que os cérebros eletrônicos colocam no bolso seus criadores e mestres humanos, assim como sua arrogância. Ao final, a tirania da obsessão pelo controle mostra-se bem próxima de seu aparente oposto: a entrega ao controle de outro (supostamente, uma inteligência superior), o abster-se de toda liberdade e responsabilidade.

100 min.