POR LEANDRO MURAD
Ficção Científica
Cartaz A Forma da Água
A FORMA DA ÁGUA
The Shape of Water
Guillermo del Toro - 2017

Título original: “The Shape of Water”. Ano: 2017. Direção: Guillermo del Toro. Roteiro: Guillermo del Toro, Vanessa Taylor. Elenco: Sally Hawkins, Octavia Spencer, Michael Shannon, Richard Jenkins, Michael Stuhlbarg, Doug Jones, David Hewlett, Nick Searcy. País: EUA. Produção: Bull Productions, Double Dare You (DDY), Fox Searchlight Pictures, J. Miles Dale, Gullermo del Toro. Fotografia: Dan Laustsen. Música: Alexandre Desplat.

Sinopse: Anos 60, auge da Guerra Fria. Em uma instalação secreta dos EUA, faxineira muda (Hawkins) se afeiçoa ao estranho homem-anfíbio (Jones) que é mantido preso ali. Ao descobrir que as autoridades locais pretendem executá-lo, ela decide ajudar a criatura a fugir.

Em “A Forma da Água”, o cinema fantástico de Guillermo del Toro atinge o auge de sua poesia. O olhar sobre a América dos sonhos, aquela da Hollywood clássica, é nostálgico, mas também crítico. A história, na verdade, coloca foco e dá voz aos excluídos do sonho, os que apenas limpam a sujeira, não aparecem nos filmes e são expulsos dos “ambientes familiares”. E o monstro, símbolo maior da diferença, vira aqui o mocinho, enquanto a mocinha indefesa vira a heroína, ativa e corajosa. O casal se une pelo romance e pela necessidade de escapar dos verdadeiros monstros, os que mandam no mundo real.

123 min.