Título original: “Prima della Rivoluzione”. Ano: 1964. Direção: Bernardo Bertolucci. Roteiro: Bernardo Bertolucci, Gianni Amico, Stendhal (livro “A Cartuxa de Parma”). Elenco: Adriana Asti, Francesco Barilli, Allen Midgette, Morando Morandini, Cristina Pariset, Cecrope Barilli, Amelia Bordi, Domenico Alpi, Iole Lunardi, Antonio Maghenzani. País: Itália. Produção: Cineriz, Iride Cinematografica. Fotografia: Aldo Scavarda. Música: Ennio Morricone, Gino Paoli.
Sinopse: Fabrizio (Francesco Barilli) é um jovem da pequena burguesia de Parma, cidade que ele considera o símbolo do passado prestes a acabar. Inadequado à realidade que o cerca, o rapaz busca solidez no mentor intelectual (Morandini) e em obras revolucionárias. No entanto, Gina (Asti), sua tia vinda de Milão, provocará sentimentos que lhe fogem ao controle.
Estreia do então muito jovem Bernardo Bertolucci, “Antes da Revolução” é esteticamente irretocável. A ousada transposição de uma obra literária de 1839 para a década de 1960 acerta em cheio. Isso porque a história não é sobre uma revolução específica: viver “antes da revolução” é estar em um presente não indefinido, a angústia Fabrizio. Até que aconteça a resignada aceitação, ele busca na política uma nova ordem. Gina, por sua vez, está longe de qualquer ordem, e muito mais próxima da revolução que de fato ocorreria até o final daquela década.
115 min.