POR LEANDRO MURAD
Faroeste
Cartaz Silverado
SILVERADO
Silverado
Lawrence Kasdan - 1985

Título original: “Silverado”. Ano: 1985. Direção: Lawrence Kasdan. Roteiro: Lawrence Kasdan, Mark Kasdan. Elenco: Kevin Kline, Scott Glenn, Kevin Costner, Denny Glover, Rosanna Arquette, John Cleese, Brian Dennehy, Linda Hunt, Lynn Whitfield, Jeff Goldblum, Ray Baker, Joe Seneca. País: EUA. Produção: Columbia Pictures Corporation, Delphi IV Productions, Eaves Movie Ranch, Lawrence Kasdan. Fotografia: John Bailey. Música: Bruce Broughton.

Sinopse: O destino une os caminhos de quatro aventureiros do velho Oeste (Glenn, Kline, Glover e Costner), que passam a se ajudar. Na cidade de Silverado, eles enfrentarão o poder local, representado por um inescrupuloso proprietário (Baker) e pelo xerife que lhe serve (Dennehy).

O roteirista de sucessos pop como “O Império Contra-Ataca” realizou aqui um dos pouquíssimos faroestes exitosos dos anos 80, impecável em seu roteiro com cuidadosa construção de personagens. Mas o que faz este filme permanecer um clássico é que Kasdan, muito mais do que modernizar o faroeste, “faroestizou” a modernidade, de modo que “Silverado” apresenta todos os elementos que consagraram o western como um dos gêneros mais divertidos do cinema.

133 min.