Título original: “The Kid”. Ano: 1921. Direção: Charles Chaplin. Roteiro: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Jackie Coogan, Edna Purviance, Carl Miller, Tom Wilson, Charles Reisner, Lita Grey. País: EUA. Produção: Charles Chaplin Productions, Charles Chaplin. Fotografia: Roland Totheroh. Música: Charles Chaplin.
Sinopse: Mãe solteira desesperada (Purviance) deixa seu filho no carro de uma família rica, na esperança de que seja adotado. Mas, como o automóvel é roubado antes mesmo que a criança seja percebida, ela acaba no lixo, de onde é resgatada pelo vagabundo Carlitos (Chaplin). Cinco anos depois, a mulher tornou-se uma atriz famosa e, amargurada pelo remorso, busca seu filho (Coogan), cujo sustento é garantido com muita criatividade pelo pai adotivo.
“Um filme com um sorriso – e, talvez, uma lágrima”. Esta é a frase de abertura e a suma perfeita de “O Garoto”, o primeiro de uma série de longas clássicos de Charles Chaplin. De fato, a narrativa alterna drama e comédia: enquanto as cenas da “mulher cujo pecado foi a maternidade” são fortemente melodramáticas, as sequência que mostram a vida presente do garoto com Carlitos são comédia pura, com várias cenas clássicas, entre elas as que têm o guarda (Wilson) como antagonista da dupla. No singelo final, os dois mundos se reconciliam, e desde então, comédia e drama tornaram-se também indissociáveis na obra de Chaplin.
68 min.