POR LEANDRO MURAD
Filme de Arte
Cartaz Banda à Parte
BANDA À PARTE
Bande à Part
Jean-Luc Godard - 1964

Título original: “Bande à Part”. Ano: 1964. Direção: Jean-Luc Godard. Título alternativo: “Bando à Parte”. Roteiro: Jean-Luc Godard, Dolores Hitchens (livro “Fool’s Gold”). Elenco: Anna Karina, Sami Frey, Claude Brasseur, Louisa Colpeyn, Danièle Girard, Ernest Menzer, Chantal Darget, Georges Staquet. País: França. Produção: Columbia Films, Anouchka Films, Orsay Films. Fotografia: Raoul Coutard. Música: Michel Legrand.

Sinopse: Uma jovem (Karina) informa dois colegas do curso de inglês (Frey e Brasseur) da existência de uma grande soma de dinheiro na casa onde mora. Os dois rapazes passam então a planejar um roubo, do qual ela se torna cúmplice.

Para Godard, mais do que o cinema ser ferramenta para contar uma história, a história é pretexto para se fazer cinema. Neste ”Bande à Part”, o autor homenageia os thrillers “B” de assalto e o film noir americano, ao mesmo tempo em que os subverte. Isso porque imagens, diálogos e narrações de propósito puramente poético fluem incontidamente da projeção. Assim, a trama, em si uma tragédia, mantém um constante espírito de brincadeira. Fazer cinema na Nouvelle Vague, afinal, também era brincar. Por isso mesmo, desta película, além do belo desfecho, imortalizaram-se as cenas de mais pura e divertida aleatoriedade: a magnetizante dancinha no bar e a corrida fanfarrona pelo Louvre.

95 min.