Título original: “Un Chien Andalou”. Ano: 1929. Direção: Luis Buñuel. Roteiro: Salvador Dalí, Luis Buñuel. Elenco: Simone Mareuil, Pierre Batcheff, Luis Buñuel, Salvador Dalí, Robert Hommet, Marval, Fano Messan, Jaume Miravitlles. País: França. Produção: Luis Buñuel. Fotografia: Albert Duverger.
Sinopse: Uma navalha corta um olho como nuvens cortam a lua no céu. Uma mão decepada é guardada dentro de uma caixa misteriosa. Um homem carrega pianos com burros mortos e padres vivos que freiam seus ímpetos primitivos. Imagens bizarras vindas do mundo dos sonhos revelam o subconsciente.
A lente de Luis Buñuel e os fascinantes delírios criativos do pintor Salvador Dalí se unem nesta primeira grande experiência surrealista no cinema. Como um sonho, o enredo maluco e descontinuo dá margem a infinitas interpretações. Porém, nenhuma explicação é de fato necessária, visto que o que os surrealistas buscavam combater, naquele crítico pós-Primeira Guerra, era o próprio racionalismo. A amizade entre Buñuel e Dalí não duraria muito tempo, mas ambos seriam para sempre identificados com o movimento artístico que tão bem representaram.
16 min.