POR LEANDRO MURAD
Ficção Científica
Cartaz O Incrível Homem que Encolheu
O INCRÍVEL HOMEM QUE ENCOLHEU
The Incredible Shrinking Man
Jack Arnold - 1957

Título original: “The Incredible Shrinking Man”. Ano: 1957. Direção: Jack Arnold. Roteiro: Richard Matheson (baseado em seu próprio livro “The Shrinking Man”). Elenco: Grant Williams, Randy Stuart, April Kent, Paul Langton. País: EUA. Produção: Universal International Pictures (UI), Albert Zugsmith. Fotografia: Ellis W. Carter. Música: Irving Gertz, Earl E. Lawrence, Hans J. Salter, Herman Stein.

Sinopse: Após ser atingido por uma nuvem de radiação e, posteriormente, por inseticida, um homem (Williams) vê seu corpo diminuir lenta e ininterruptamente.

O diretor Jack Arnold povoou a década de 50 com clássicos do cinema fantástico, como “O Monstro da Lagoa Negra” (1954) e “Tarântula” (1955). Mas este “O Incrível Homem que Encolheu” (baseado em livro de Richard Matheson) é certamente a sua obra-prima: não apenas uma das ficções científicas mais famosas dos anos 50, mas uma das melhores de todos os tempos. E o que torna a história diferenciada não é seu caráter fantástico, mas seu caráter dramático. O mal de que sofre o protagonista não é apenas o de ter encolhido, mas o de não parar de encolher. Assim, quando fugir de um gato gigante deixa de ser um problema, ele tem de enfrentar uma aranha gigante. O porão de sua casa passa a ser uma selva em que tem de batalhar para sobreviver a cada minuto. A luta com a aranha (filmada com um animal de verdade) é antológica (e os efeitos do filme em geral são de admirável eficiência). O final, nada convencional, fortalece ainda mais a história, e já aí estamos muito mais envolvidos com indagações filosóficas sobre a essência da condição humana, sobre o infinito e o infinitesimal, do que com qualquer explicação científica.

81 min.