POR LEANDRO MURAD
Policial
Cartaz O Silêncio dos Inocentes
O SILÊNCIO DOS INOCENTES
The Silence of the Lambs
Jonathan Demme - 1991

Título original: “The Silence of the Lambs”. Ano: 1991. Direção: Jonathan Demme. Roteiro: Tedd Tally, Thomas Harris (livro “O Silêncio dos Inocentes”). Elenco: Jodie Foster, Anthony Hopkins, Scott Glenn, Anthony Heald, Ted Levine, Brooke Smith, Kasi Lemmons, Diane Baker. País: EUA. Produção: Strong Heart/Demme Production, Orion Pictures, Ron Bozman, Edward Saxon, Kenneth Utt. Fotografia: Tak Fujimoto. Música: Howard Shore.

Sinopse: Jovem recruta do FBI (Foster) segue a pista de um assassino de mulheres (Levine). Para traçar o perfil psicológico do criminoso, ela entrevista o brilhante psiquiatra e psicopata canibal Hannibal Lecter (Hopkins), que se encontra em uma prisão de segurança máxima.

“O Silêncio dos Inocentes” é adaptação do livro homônimo de Thomas Harris, de 1988, o segundo do autor com o personagem Hannibal Lecter. Sua interpretação definitiva, pelo ator Anthony Hopkins, foi aqui apresentada, e fez de Lecter um dos maiores vilões do cinema. Sucesso de crítica imediato, o filme de Dammer levaria as cinco principais categorias do Oscar, incluindo melhor atriz para Jodie Foster e melhor ator para Hopkins, ambos excelentes e perfeitamente entrosados em cena. Conduzindo a trama policial, a agente de Foster envolve o espectador em sua complexa investigação, enquanto Lecter é a esfinge que fornece pistas à policial, em um perigoso jogo psicológico. Atuando quase como anti-herói na maior parte do filme, o psiquiatra canibal destila refinamento e ironia macabra, explodindo em momentos de terror e violência aguda. Hopkins voltaria ao seu papel mais famoso em “Hannibal” (2001) e em “Dragão Vermelho” (2002).

118 min.