POR LEANDRO MURAD
Cinema Brasileiro
Cartaz Lavoura Arcaica
LAVOURA ARCAICA
Lavoura Arcaica
Luiz Fernando Carvalho - 2001

Título original: “Lavoura Arcaica”. Ano: 2001. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Títulos alternativos: “LavourArcaica”; “Lavour’arcaica”. Roteiro: Luiz Fernando Carvalho, Raduan Nassar (livro “Lavoura Arcaica”). Elenco: Selton Mello, Raul Cortez, Simone Spoladore, Juliana Carneiro da Cunha, Leonardo Medeiros, Caio Blat, Mônica Nassif, Kika Kalache, Renata Rizek, Denise Del Vechio, Pablo César Câncio. País: Brasil. Produção: Núcleo Luiz Fernando Carvalho, VideoFilmes, Luiz Fernando Carvalho. Fotografia: Walter Carvalho. Música: Marco Antônio Guimarães.

Sinopse: Tendo deixado a fazenda onde cresceu, jovem (Mello) passa a viver sozinho na cidade. Um dia, ele recebe a visita de seu irmão mais velho (Medeiros), que tenta convencê-lo a retornar ao lar e a seus familiares. Entre eles, está seu austero pai (Cortez), sua amorosa mãe (Cunha) e a irmã que é sua paixão secreta (Spoladore).

Ao abraçar o livro homônimo de Raduan Nassar com esmero, Luiz Fernando Carvalho realizou um filme de arte profundo e complexo, com a colaboração orgânica de todo seu elenco e equipe. Imagens dão textura e sensorialidade à palavra do texto original, que permanece como protagonista. Na primeira e maior parte da obra, passado e presente se confundem, sendo tênue a linha que separa a “vida na corrente do dia a dia” da “vida nos subterrâneos da memória”. E, quase ao final, há a impressionante cena em que duelam a sabedoria da ordem e a sabedoria do caos. Em um momento destacadamente teatral, Raul Cortez exibe toda a sua força, ao que Selton Mello responde no mesmo alto nível.

163 min.