POR LEANDRO MURAD
Cinema Brasileiro
Cartaz O Desafio
O DESAFIO
O Desafio
Paulo César Saraceni - 1965

Título original: “O Desafio”. Ano: 1965. Direção: Paulo César Saraceni. Roteiro: Paulo César Saraceni. Elenco: Isabella, Oduvaldo Vianna Filho, Sérgio Britto, Luiz Linhares, Joel Barcellos, Hugo Carvana, Gianina Singulani, Maria Bethânia, Zé Keti. País: Brasil. Produção: Mapa Filmes, Produções Cinematográficas Imago, Paulo César Saraceni, Sérgio Saraceni. Fotografia: Guido Cosulich.

Sinopse: No imediato pós-golpe de 64, jovem intelectual de esquerda (Vianna Filho) e a esposa (Isabella) de um industrial (Britto) vivem um relacionamento sem perspectiva.

Poucos filmes retratam um período histórico de forma tão autêntica quanto “O Desafio”. Como toda a geração do Cinema Novo, Paulo César Saraceni vivia o mesmo ambiente de seu protagonista: o microcosmo daqueles que foram da euforia à depressão, da ilusão de que se alcançaria rapidamente a igualdade social à dura realidade de perseguição que se instaurou logo após a deposição de João Goulart. Gozando de alguma liberdade diante de uma ditadura que ainda não se assumia como tal, a obra faz de seus incríveis diálogos uma verdadeira sessão de análise. E, no entanto, alguns palavrões do texto original (como “golpe”) foram inseridos, via dublagem, apenas muito tempo após o fim do regime e da censura. Em meio ao sentimento de plena derrota dos personagens, há o registro do lendário show “Opinião”, com Maria Bethânia interpretando furiosamente “Carcará”. E, ao final, a canção “Eu Vivo num Tempo de Guerra”, de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri, explicita definitivamente a perturbação da alma do personagem Marcelo e dos muitos marcelos que, naquele tempo, não se permitiram almejar a felicidade individual diante do adiamento por tempo indefinido da felicidade coletiva.

81 min.