POR LEANDRO MURAD
Cinema Brasileiro
Cartaz o Homem do Sputnik
O HOMEM DO SPUTNIK
O Homem do Sputnik
Carlos Manga - 1959

Título original: “O Homem do Sutnik”. Ano: 1959. Direção: Carlos Manga. Roteiro: José Cajado Filho. Elenco: Oscarito, Cyl Farney, Zezé Macedo, Neide Aparecida, Norma Bengell, Jô Soares, Alberto Peres, Hamilton Ferreira, Heloísa Helena, César Viola, Grijó Sobrinho, Abel Pêra, Fregolente. País: Brasil. Produção: Atlântida Cinematográfica, Cyl Farney. Fotografia: Özen Sermet. Música: Radamés Gnatalli.

Sinopse: O famoso satélite Sputnik cai no Brasil, mais precisamente na casa de um criador de galinhas (Oscarito). Ele e sua esposa (Macedo) aproveitam o ocorrido para fazer fama e fortuna, enquanto sofrem o assédio das grandes potências mundiais que cobiçam o objeto.

Auge da produção de chanchadas da Atlântida, “O Homem do Sputnik” é uma paródia terceiromundista da Guerra Fria, debochando igualmente de soviéticos, norte-americanos e franceses. A história se desenvolve em torno da dupla Oscarito e Zezé Macedo, mas a atenção do público atual também se voltará para as estreias de Norma Benguell e Jô Soares (creditado aqui como “Joe Soares”).

98 min.