Título original: “O Som ao Redor”. Ano: 2012. Direção: Kleber Mendonça Filho. Roteiro: Kleber Mendonça Filho. Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings, W.J. Solha, Irma Brown, Yuri Holanda, Lula Terra, Albert Tenorio, Nivaldo Nascimento, Clebia Souza, Sebastião Formiga. País: Brasil. Produção: Hubert Bals Fund, CinemaScópio, Emilie Lesclaux. Fotografia: Pedro Sotero. Música: DJ Dolores.
Sinopse: A vida de moradores e trabalhadores de uma rua de classe média em Pernambuco é modificada pela chegada de uma equipe de vigilância privada.
Esta consagradora estreia de Kleber Mendonça Filho em longas constitui-se como um hipnotizante mosaico sociológico. Há um tênue cerne que caracteriza o filme, por fim, como thriller de fato, o que o contínuo suspense já sugere desde o início. Mas ainda mais atraente é a construção da rede de personagens e subtramas. As vidas que acompanhamos centralmente trazem relações pessoais e de classe que desembocam em personagens marginais (na história e/ou na sociedade representada) e suas microtramas. Cada uma dessas dimensões é interessante e renderia uma análise própria. E, presente em todo o tempo, há a tensão latente que faz com que cada som ao redor soe como um alarme, uma lembrança da violência histórica e cotidiana de que não é possível se desvencilhar por completo.
131 min.