Título original: “Ônibus 174”. Ano: 2002. Direção: José Padilha, Felipe Lacerda. Roteiro: Bráulio Mantovani, José Padilha. Elenco: Sandro do Nascimento, Luiz Eduardo Soares, Rodrigo Pimentel. País: Brasil. Produção: Zazen Produções, José Padilha, Marcos Prado. Fotografia: Marcelo Guru, Cezar Moraes. Música: Sasha Amback, João Nabuco.
Sinopse: Em junho de 2000, o jovem armado e desesperado Sandro do Nascimento sequestra um ônibus na Zona Sul carioca. Segue-se uma tarde de terror que, mostrada ao vivo na televisão, termina tragicamente.
“Ônibus 174” parte do episódio real para investigar os caminhos da vida de Sandro, desde o seu nascimento, que o levaram até ali. Dessa intenção surge, mais do que a vida de um indivíduo, o retrato da própria sociedade brasileira. Sandro não chegou a esse ponto por falta de educação, mas por uma quase irresistível educação para a violência (inclusive a violência contra a mulher, despercebida em 2000 e 2002, mas hoje gritante). O episódio também expôs a desastrosa atuação da mídia, indutora dessa mesma violência social, retroalimentada sob o pretexto da justiça. Tratando com competência o extraordinário e delicado material, Padilha realizou um documentário nascido clássico: devastador e obrigatório.
150 min.