POR LEANDRO MURAD
Comédia
Cartaz Adeus Lenin
ADEUS, LENIN!
Good Bye Lenin!
Wolfgang Becker - 2003

Título original: “Good Bye Lenin!”. Ano: 2003. Direção: Wolfgang Becker. Roteiro: Bernd Lichtenberg, Wolfgang Becker, Achim von Borries, Hendrik Handloegten, Christoph Silber. Elenco: Daniel Brühl, Katrin Sass, Chulpan Khamatova, Maria Simon, Florian Lukas, Alexander Beyer, Burghart Klaußner, Michael Gwisdek. País: Alemanha. Produção: X-Filme Creative Pool, Westdeutscher Rundfunk (WDR), ARTE, Stefan Arndt, Katja De Bock, Andreas Schreitmüller. Fotografia: Martin Kukula. Música: Yann Tiersen.

Sinopse: Na Alemanha Oriental de 1989, uma velha entusiasta do governo socialista local (Sass) sofre um ataque cardíaco, permanecendo em coma pelos oito meses seguintes. Tendo ela acordado milagrosamente, seu jovem filho (Brühl) se vê na obrigação de poupá-la de qualquer emoção forte. Mas, para isso, ele terá de construir ao seu redor um mundo de fantasia em que não houve a queda do Muro de Berlim, o fim do regime socialista e a reunificação alemã, eventos ocorridos enquanto ela dormia e que transformaram tudo ao redor.

Enquanto seu protagonista tenta conciliar a realidade e o sonho imaculado de sua mãe, “Adeus, Lenin” se equilibra lindamente entre a leveza e a profundidade. No contexto, que se apresenta como verdadeira aula de História, a comédia farsesca rende momentos ao mesmo tempo hilários e icônicos. O drama familiar, por sua vez, que aos poucos se apresenta, não deixa de constatar o estrago que o regime político autoritário produziu nas vidas privadas. Ao mesmo tempo, as contradições de uma sociedade jogada abruptamente à economia de mercado também estão presentes. Afinal, ao contrário do que se chegou a postular na época, História não acabou em 1989, e o sonho socialista de uma sociedade não só reunida, como solidária, permanece para muito além daqueles que o deturparam.

121 min.