Título original: “The Big Lebowski”. Ano: 1998. Direção: Joel Coen, Ethan Coen. Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen. Elenco: Jeff Bridges, John Goodman, Julianne Moore, Steve Buscemi, David Huddleston, Philip Seymour Hoffman, Tara Reid, Philip Moon, Mark Pellegrino, John Turturro. País: EUA, Reino Unido. Produção: Polygram Filmed Entertainment, Working Title Films, Ethan Coen, Joel Coen. Fotografia: Roger Deakins. Música: Carter Burwell.
Sinopse: Devido ao azar de ter o mesmo nome de um milionário, o desocupado “Dude” Lebowki (Bridges) recebe a visita dos capangas (Moon e Pellegrino) de um dos credores da esposa do “grande” Lebowski (Huddleston). Não havendo nada de valor no local, ele tem apenas o tapete urinado, pelo que vai à mansão do xará rico exigir indenização. Este o contrata para levar o pagamento do resgate de sua esposa (Moore), que foi sequestrada, e Dude e seus amigos de boliche (Goodman e Buscemi) tentam bolar uma maneira de se aproveitar da situação.
Poucas imagens ilustram melhor o cinema cult do que a figura de Jeff “O Cara” Lebowski. O filme que o trouxe à luz foi lançado dois anos após o aclamado “Fargo”, dos mesmos Irmãos Coen, tendo uma recepção inicial bem menos calorosa que seu antecessor. Ao longo dos anos, porém, a legião de fãs da obra aumentou gradualmente e o status de clássico foi alcançado. A trama rocambolesca, referência dos autores à ficção policial de Raymond Chandler, é pretexto para que os carismáticos personagens destilem, por meio de atuações virtuosas, o melhor do humor ácido dos diretores.
117 min.