Título original: “Last Train from Gun Hill”. Ano: 1959. Direção: John Sturges. Roteiro: James Poe, Les Crutchfield (conto “Showdown”). Elenco: Kirk Douglas, Anthony Quinn, Carolyn Jones, Earl Holliman, Brad Dexter, Brian G. Hutton, Ziva Rodann, Bing Russell, Val Avery, Walter Sande, Lars Henderson. País: EUA. Produção: Bryna Productions, Hal B. Wallis. Fotografia: Charles Lang. Música: Dimitri Tiomkin.
Sinopse: Um xerife (Douglas) vai atrás dos homens (Holliman e Hutton) que estupraram e mataram sua esposa (Rodann). Chegando à cidade de Gun Hill, ele descobre que um dos assassinos é filho do poderoso fazendeiro local, que vem a ser também um velho amigo seu.
A trama de “Last Train from Gun Hill” é tecida sinuosamente até o momento em que os dois poderosos personagens centrais se reencontram cordialmente. Nesse ponto, já sabemos que a história não poderá terminar bem para os dois, e eles também sabem. É na tensão resultante que o filme se sustenta, e John Sturges executa habilmente elementos que sempre geram bons faroestes: a situação de cerco e o recorte cronológico curto. O ápice do filme é a cena de Kirk Douglas à frente do prédio em chamas, momentos antes da partida do último trem e do inevitável confronto final.
95 min.