Título original: “C’Era una Volta il West”. Ano: 1968. Direção: Sergio Leone. Título alternativo: “Once Upon a Time in the West”. Roteiro: Dario Argento, Sergio Donati. Elenco: Henry Fonda, Charles Bronson, Claudia Cardinale, Jason Roboards. País: Itália, EUA. Produção: Finanzia San Marco, Refran Cinematografica, Paramount Pictures, Fulvio Morsella. Fotografia: Tonino Delli Colli. Música: Ennio Morricone.
Sinopse: Mulher (Cardinale) cujo marido e sua família foram mortos se alia a renegado (Roboards) e a misterioso forasteiro que carrega uma gaita (Bronson) para enfrentar o assassino Frank (Fonda) e seu bando.
Este arrebatador épico do Oeste já começa chocando o público, com a cena mais forte já feita no gênero: uma chacina que não poupa nem a mais inocente criança. O pior é que o crime é cometido por um terrível Henry Fonda, que em nada lembra o galã bom caráter a que nos acostumamos. Ao longo da trama, assistimos ao ódio obstinado que o misterioso Harmônica nutre por Frank, cuja causa só é revelada no final (o duelo entre os dois é um dos melhores do cinema). “Era uma Vez no Oeste” apresenta um tom mais grave do que a trilogia dos dólares de Leone, sendo considerado por muitos o melhor produto do western spaghetti.
175 min.