POR LEANDRO MURAD
Faroeste
Cartaz O Portal do Paraíso
O PORTAL DO PARAÍSO
Heaven's Gate
Michael Cimino - 1980

Título original: “Heaven’s Gate”. Ano: 1980. Direção: Michael Cimino. Roteiro: Michael Cimino. Elenco: Kris Kristofferson, Christopher Walken, John Hurt, Sam Waterson, Brad Dourif, Isabelle Hupert, Joseph Cotten, Jeff Bridges. País: EUA. Produção: Partisan Productions, Joann Carelli. Fotografia: Vilmos Zsigmond. Música: David Mansfield.

Sinopse: No ano de 1890, no estado americano de Wyoming, a associação dos criadores de gado contrata mercenários para executar 125 colonos imigrantes. Tem início o massacre do Condado Johnson, uma mancha de sangue na história dos EUA, em que a propriedade foi colocada acima da vida na escala de valores.

Superprodução caríssima e fracasso retumbante de bilheteria, a ponto de levar à falência a produtora United Artistis, “O Portal do Paraíso” entrou para a história como “o filme que matou o western”. A lenda em torno do prejuízo comercial acabou por obliterar os méritos artísticos da obra: fotografia, direção de arte e reconstituição de época impressionantes. A sequência mais marcante é a da guerra total, na parte final, uma verdadeira orgia de violência. Tal qual acontece nos filmes de ação de hoje, muitas vezes não percebemos quem está batendo e quem está apanhando, mas aqui, em vez de efeitos digitais, temos ação real oitocentista, altas doses de bang-bang e muita poeira.

325 min.