POR LEANDRO MURAD
Faroeste
Cartaz Quando Explode a Vingança
QUANDO EXPLODE A VINGANÇA
Giù la Testa
Sergio Leone - 1971

Título original: “Giù la Testa”. Ano: 1971. Direção: Sergio Leone. Títulos alternativos: “Duck You Sucker”; “A Fistful of Dynamite”; Once Upon a Time… the Revolution”; “Once Upon a Time in the Revolution”. Roteiro: Sergio Leone, Sergio Donati, Luciano Vincenzoni. Elenco: Rod Steiger, James Coburn, Romolo Valli, Maria Monti, Rik Battaglia, Franco Graziosi, Antoine Saint-John, Vivienne Maya, David Warbeck. País: Itália, Espanha, EUA. Produção: Rafran Cinematografica, Euro International Film (EIA), United Artists, Fulvio Mosella. Fotografia: Giuseppe Ruzzolini. Música: Ennio Morricone.

Sinopse: Juan (Steiger), um bandido mexicano, convence John (Coburn), um irlandês especialista em explosivos, a assaltar o banco de Mesa Verde. O que Juan não sabe é que o banco se tornou uma prisão política, e a empreitada os colocará no centro da Revolução Mexicana.

Esta aventura cheia de explosões é mais um marco do western spaghetti de Sergio Leone, podendo formar, com “Era uma Vez no Oeste” (1968) e “Era uma Vez na América” (1984), a segunda trilogia do diretor (depois da “Trilogia dos Dólares”). Steiger e Coburn têm grandes atuações interpretando dois personagens complexos. Em meio à desenfreada ação do presente, o passado de John na Irlanda é exibido em cenas oníricas de flashback, embaladas por mais um memorável tema de Ennio Morricone.

157 min.