Título original: “La Jetée”. Ano: 1962. Direção: Chris Marker. Título alternativo: “A Plataforma”. Roteiro: Chris Marker. Elenco: Jean Négroni, Hélène Chatelain, Davos Hanich, Jacques Ledoux. País: França. Produção: Argos Films, Anatole Dauman. Fotografia: Jean Chiabaut, Chris Marker.
Sinopse: Após a guerra nuclear, as pessoas vivem nos subterrâneos. Uma experiência de viagem no tempo leva um homem (Hanich) ao passado para tentar salvar o destino da humanidade. Lá, ele procurará também sua obsessão: a mulher (Chatelain) que vira apenas uma vez, quando criança, na plataforma de embarque de um aeroporto.
Chris Maker realizou esta pequena obra-prima (pequena apenas pela duração), em que uma narrativa de futuro apocalíptico e viagens no tempo é contada apenas com uma sucessão de imagens estáticas e narração em off (de Jean Negróni). Há somente um momento em que a imagem se move, quando a mulher abre os olhos, cena que foi homenageada em “Blade Runner” (1982). “La Jetée” foi refilmado como longa-metragem no ótimo “Os 12 Macacos” (1995).
28 min.