Título original: Soylent Green. Ano: 1973. Direção: Richard Fleischer. Roteiro: Stanley R. Greenberg, Harry Harrison (livro “Make Room!, Make Room!”). Elenco: Charlton Heston, Edward G. Robinson, Leigh Taylor-Young, Chuck Connors, Joseph Cotten, Brock Peters, Paula Kelly, Leonard Stone. País: EUA. Produção: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Walter Seltzer, Russell Thacher. Fotografia: Richard H. Kline.
Sinopse: No futuro, a poluição descontrolada fez com que os recursos se tornassem extremamente escassos, ao ponto de alimentos serem bens de luxo. A empresa Soylent fornece diferentes tipos de ração à população, sendo o Soylent verde seu produto mais popular. Quando um dos diretores da companhia (Cotten) é assassinado, um policial de Manhattan (Heston) passa a investigar o caso e pode descobrir uma terrível verdade.
Como muitas ficções científicas do período, “Soylent Green” alerta para os riscos da tendência autodestrutiva do homem. O desenvolvimento da trama, cheio de ação, conduz ao antológico final e a uma das falas mais clássicas do gênero.
97 min.