Título original: “The Thing from Another World”. Ano: 1951. Direção: Christian Nyby. Títulos alternativos: “The Thing”; “O Enigma do Outro Mundo”; “A Ameaça de Outro Mundo”. Roteiro: Charles Lederer, John W. Campbell Jr. (conto “Who Goes There?”). Elenco: Kenneth Tobey, Margaret Sheridan, Robert Cornthwaite, James Arness, Douglas Spencer, James Young, Dewey Martin, Robert Nichols. País: EUA. Produção: Howard Hawks, Winchester Pictures Corporation. Fotografia: Russell Harlan. Música: Dimitri Tiomkin.
Sinopse: Em uma remota região do Ártico, cientistas e a Força Aérea Americana encontram uma nave espacial enterrada no gelo. O piloto está congelado e é levado para a base, mas, ao ser descongelado, revela-se uma destrutiva criatura alienígena.
“O Monstro do Ártico” é um marco do terror sci-fi que se tornaria moda na década de 50, quase sempre com o enredo girando em torno de uma ameaça vinda do espaço. Outro aspecto do filme que seria recorrente nos anos subsequentes é o uso do cinema fantástico como metáfora da política. Aqui, a datada mensagem macartista é hoje pouco perceptível, exceto na paranoica fala final. Para além de seu findo ideológico, a obra tornou-se um clássico da ficção científica e do terror, com destaque para a figura do monstro (Arness), uma espécie de versão espacial da criatura de Frankenstein de Karloff. A história teve uma excelente refilmagem em 1982 (“O Enigma do Outro Mundo”, de John Carpenter).
87 min.