Título original: “Poor Things”. Ano: 2023. Direção: Yorgos Lanthimos. Roteiro: Tony McNamara, Alasdair Gray (livro “Poor Things”). Elenco: Emma Stone, Willem Dafoe, Ramy Youssef, Mark Ruffalo, Hanna Schygulla, Jerrod Carmichael, Kathryn Hunter, Suzy Bemba, Vicki Pepperdine, Margaret Qualley, Christopher Abbott. País: Irlanda, Reino Unido, EUA, Hungria. Produção: Element Pictures, Film4, Fruit Tree, Hungarian Tax Credit, Searchlight Pictures, Ed Guiney, Yorgos Lanthimos, Andrew Lowe, Emma Stone. Fotografia: Robbie Ryan. Música: Jerskin Fendrix.
Sinopse: Um cientista vitoriano (Dafoe) ressuscita o corpo de uma grávida recém-falecida e implanta nele o cérebro de sua filha. Bella Baxter (Stone), resultado da experiência, é mantida inicialmente trancada em casa, mas logo deseja conhecer o mundo exterior.
A releitura de Frankenstein do escritor Alasdair Gray encontrou no cinema de Yorgos Lanthimos sua expressão perfeita. Se a estranheza é sua mais óbvia característica, o filme surpreende conforme percebemos que toda a bizarrice, do fantástico ao pornográfico, está a serviço da história, e não o contrário. E a história de Bella é um deleite: uma jornada de descoberta do mundo e da própria humanidade, com suas dores e prazeres. Tributário do cinema fantástico, gótico e mesmo trash, amoral em sua irônica e direta abordagem do sexo, “Pobres Criaturas” é acima de tudo um filme sobre filosofia, e nisso está a sua força.
141 min.