POR LEANDRO MURAD
Ficção Científica
Cartaz Rollerball - Os Gladiadores do Futuro
ROLLERBALL - OS GLADIADORES DO FUTURO
Rollerball
Norman Jewison - 1975

Título original: “Rollerball”. Ano: 1975. Direção: Norman Jewison. Roteiro: William Harrison (roteiro e conto “Roller Ball Murder”). Elenco: James Caan, John Houseman, Maud Adams, John Beck, Moses Gunn, Pamela Hansley, Barbara Trentham, John Normington, Shane Rimmer, Ralph Richardson. País: Reino Unido, EUA. Produção: Algonquin, Norman Jewison. Fotografia: Douglas Slocombe.

Sinopse: Em um futuro dominado por corporações, as nações não existem mais e o “Rollerball” é um esporte radical popular que cumpre importante função social. Quando o maior astro da categoria (Caan) é comunicado, sem maiores explicações, que deverá se aposentar, ele ousa desobedecer a ordem da alta administração.

Uma utopia de conforto, uma distopia em que nenhuma decisão pode ser questionada: esse é o mundo de “Rollerball”. O subtítulo brasileiro, “Os Gladiadores do Futuro”, é bastante feliz ao destacar o caráter “pão e circo” da política corporativa futurista, bem como a brutalidade estimulada na pista esportiva, digna das arenas romanas. As três partidas mostradas, crescentemente violentas e mortais, levam o espectador, por fim, a refletir sobre o sadismo e a morbidez em seu próprio entretenimento, neste mundo de conforto, alienação e impotência cada vez mais parecido com o de “Rollerball”.

125 min.