POR LEANDRO MURAD
Ficção Científica
Cartaz Vampiros de Almas
VAMPIROS DE ALMAS
Invasion of the Body Snatchers
Don Siegel - 1956

Título original: “Invasion of the Body Snatchers”. Ano: 1956. Direção: Don Siegel. Título Alternativo: “Vampiros da Noite”. Roteiro: Daniel Mainwaring, Richard Collins, Jack Finney (livro “The Body Snatcher”). Elenco: Kevin McCarthy, Dana Wynter, Larry Gates, King Donovan, Carolyn Jones, Jean Willes, Ralph Dumke, Virginia Christine. País: EUA. Produção: Allied Artists Pictures, Walter Wanger Productions, Walter Mirisch, Walter Wanger. Fotografia: Ellsworth Fredericks. Música: Carmen Dragon.

Sinopse: Médico de uma pequena cidade dos Estados Unidos (McCarthy) descobre que os habitantes do local estão sendo aos poucos substituídos por duplicatas sem emoção.

“Invasion of the Body Snatchers” é um filme de relevância histórica sob duas perspectivas distintas. A primeira é por ser um dos melhores do estilo “terror vindo do espaço”, que permeou o cinema fantástico do período. A segunda é por ser o maior exemplo de como a ficção científica foi usada como veículo de propaganda política durante a Guerra Fria: os invasores de corpos seriam uma metáfora para os comunistas, alinhando a produção à ideologia macartista da “caça às bruxas” (ainda que alguns vissem na trama uma crítica ao próprio macartismo). Para além do interesse histórico, o filme é uma grande diversão até hoje para os que gostam de um bom suspense espacial. Este seria o primeiro dos muitos clássicos sci-fi do período a ganhar uma refilmagem – “Invasores de Corpos” (“Invasion of the Body Snatchers”, 1978). Outras duas releituras seriam realizadas – “Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua” (“Body Snatchers”, 1993) e “Invasores” (“The Invasion”, 2007) – e é possível que outras venham, pois o tema alienação/conformismo/paranoia, a despeito da superação de suas encarnações provisórias, segue muito presente, assumindo novos corpos na história do drama humano.

80 min.