Título original: “La Règle du Jeu”. Ano: 1939. Direção: Jean Renoir. Roteiro: Jean Renoir, Carl Koch. Elenco: Nora Gregor, Paulette Dubost, Mila Parély, Marcel Dalio, Julien Carette, Roland Toutain, Gaston Madot, Jean Renoir. País: França. Produção: Nouvelles Éditions de Films (NEF), Jean Renoir. Fotografia: Jean-Paul Alphen, Jean Bachelet, Jacques Lemare, Alain Renoir. Música: Joseph Kosma.
Sinopse: Aviador (Toutain) atravessa o Atlântico em tempo recorde para agradar sua amada (Gregor), mas se desaponta ao ver que ela não o espera no aeroporto. Mais tarde, o marido desta (Dalio) o convida para uma festa em sua casa do campo, que será palco de inúmeras reviravoltas amorosas envolvendo convidados e criados.
Em “A Regra do Jogo”, Jean Renoir brinca com as formalidades e a hipocrisia da aristocracia. Todos mentem e todos sabem que todos mentem, mas as aparências devem ser preservadas. Mais do que isso, falas como “o horrível na vida é isso: todos têm suas razões” e “quero desaparecer em um buraco para não precisar distinguir o que é certo do que é errado” extrapolam os limites da comédia de costumes e refletem, ainda que de forma debochada, a crise moral que assolava a Europa no alvorecer de uma nova grande guerra.
110 min.