POR LEANDRO MURAD
Filme de Arte
Cartaz Asas do Desejo
ASAS DO DESEJO
Der Himmel über Berlin
Wim Wenders - 1987

Título original: “Der Himmel über Berlin”. Ano: 1987. Direção: Wim Wenders. Roteiro: Wim Wenders, Peter Handke. Elenco: Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Otto Sander, Curt Bois, Peter Falk. País: Alemanha, França. Produção: Road Movies Filmproduktion, Argos Films, Westdeutscher Rundfunk (WDR), Wim Wenders Stiftung, Anatole Dauman, Wim Wenders. Fotografia: Henri Alekan. Música: Jürgen Knieper.

Sinopse: Na Berlim marcada pelo tempo, humanos são observados e auxiliados por criaturas celestes, que estão fora do tempo. Damiel (Ganz) um desses anjos, encanta-se por uma trapezista (Dommartin) e passa a nutrir um crescente desejo de experimentar a vida na matéria.

Os anjos de “Asas do Desejo” sopram onde querem, mas não se sabe de onde vêm ou para onde vão. Assim também é o cinema de arte de Wim Wenders, que, inspirado por outros ex-anjos (Ozu, Truffaut, Tarkovski), assemelha-se mais a um rio de pensamentos do que à ficção convencional. Esta, por sua vez, é sempre pouco crível, como ironicamente demonstram as ótimas cenas do “Columbo” Peter Falk interpretando a si mesmo. Aliás, tal qual as lutas coreografadas que parecem danças, é também artificial a realidade objetiva dos adultos. Enquanto isso, em seu âmago, desconfortável pela prisão, está a essência esquecida, aquela que fora livre no tempo dos questionamentos infantis. Não por acaso, as crianças são as únicas que conseguem ver os anjos. Conforme Damiel adentra a matéria e passa a sentir o mundo, o filme ganha cores. E, no final, que é pura poesia, a liberdade de pensamento dos anjos encontra a infinita sede humana em uma harmonia que só é possível em vida.

128 min.