POR LEANDRO MURAD
Filme de Arte
Cartaz O Eclipse
O ECLIPSE
L'Eclisse
Michelangelo Antonioni - 1962

Título original: “L’Eclisse”. Ano: 1962. Direção: Michelangelo Antonioni. Roteiro: Michelangelo Antonioni, Tonino Guerra, Elio Bartolini, Ottiero Ottieri. Elenco: Monica Vitti, Alain Delon, Francisco Rabal, Lilla Brignone, Rossana Rory, Mirella Ricciardi, Louis Seigner. País: Itália, França. Produção: Cineriz, Interopa Film, Paris Film, Raymond Hakim, Robert Hakim. Fotografia: Gianni Di Venanzo. Música: Giovanni Fusco.

Sinopse: Após o término de seu relacionamento fracassado, uma jovem (Vitti) se envolve gradualmente com um corretor de valores (Delon).

Se este é um filme em que nada acontece, deve-se ressaltar que nunca o nada foi filmado com beleza tão inebriante. “O Eclipse” é o capítulo final da “trilogia da incomunicabilidade”, de Antonioni, e esse “nada” é o não dito, a subjetividade dos personagens, por vezes oculta até a eles mesmos, mas que grita no silêncio da tela. Esse vazio também pode se manifestar na barulhenta bolsa valores de Roma dos anos 60, cuja rotina aparentemente sem sentido nos faz custar a perceber que algo de errado está acontecendo naquele dia. O centro da tênue história, porém, é mesmo o casal. Até o fim da projeção, eles poderão se desarmar, deixando que o sentimento flua de forma leve e banal, como o anoitecer da derradeira sequência.

126 min.