POR LEANDRO MURAD
Filme de Arte
Cartaz Persona
PERSONA
Persona
Ingmar Bergman - 1966

Título original: “Persona”. Ano: 1966. Direção: Ingmar Bergman. Título alternativo: “Quando Duas Mulheres Pecam”; “Persona – Quando Duas Mulheres Pecam”. Roteiro: Ingmar Bergman. Elenco: Bibi Andersson, Liv Ullmann, Margaretha Krook, Gunnar Björnstrand, Jörgen Lindström. País: Suécia. Produção: AB Svensk Filmindustri, Ingmar Bergman. Fotografia: Sven Nykvist. Música: Lars Johan Werle.

Sinopse: Tendo se tornado subitamente muda, atriz (Ullmann) passa a ser cuidada por uma jovem enfermeira (Andersson). No santuário de sua casa de praia, ambas estabelecerão um intenso vínculo emocional.

Mais misteriosa e incômoda página da filmografia de Ingmar Bergman, além de inegável demonstração de seu talento, “Persona” conduz o espectador entre recônditos terríveis da alma e lugares de deleite sensorial. As inebriantes figuras de Liv Ullmann e Bibi Andersson são a vida e a arte, a verdade e o teatro, o silêncio e a palavra; vão da harmonia ao choque, do contraste dual à fusão simbiótica. Uma é o papel em branco onde a outra revela sua(s) alma(s) e, nesta psicanálise, o filme atinge densidade quase insuportável. Ao mesmo tempo, é capaz de despertar incrível fascinação no espectador, tendo se tornado recorrente e inescapável referência cinéfila.

85 min.