Título original: “Missing”. Ano: 1982. Direção: Costa-Gavras. Roteiro: Costa-Gavras, Donald E. Stewart, Thomas Houser (livro “The Execution of Charles Horman: An American Sacrifice). Elenco: Jack Lemmon, Sissy Spacek, Melanie Mayron, John Shea, Charles Cioffi, David Clennon, Richard Venture, Jerry Harding, Richard Bradford. País: EUA, México. Produção: PolyGram Filmes Entertainment, Universal Pictures, Estudios Churubusco Azteca S.A., Edward Lewis, Mildred Lewis. Fotografia: Ricardo Aronovich. Música: Vangelis.
Sinopse: Jornalista norte-americano (Shea) desaparece em país da América do Sul, logo após um golpe militar. Seu pai (Lemmon) viaja ao local para ajudar a nora (Spaceck) a desvendar o mistério, mas acaba descobrindo a amarga verdade sobre a participação de sua própria nação no tenso episódio.
“Missing” apresenta um recorte da brutalidade que permeou o regime de Pinochet no Chile desde seu início, em 1973. A ditadura, instaurada no país após a deposição e morte do presidente socialista democraticamente eleito, Salvador Allende, perduraria até 1990, contabilizando milhares de mortos e desaparecidos políticos. Em 1982, Costa-Gavras tocou também em um tema sensível ao público estadunidense: o apoio de seu país às ditaduras de direita. Jack Lemmon encarnou com perfeição o cidadão americano médio, que acreditava que seu governo jamais se associaria a uma ditadura militar. De fato, ao inverter a lógica da ideologia dos EUA na Guerra Fria, o golpe chileno evidenciou a falácia contida no argumento que associava, automaticamente, as liberdades democráticas ao bloco capitalista, e as ditaduras, exclusivamente, ao socialismo. De forma trágica, para grande parte da América Latina, constatava-se finalmente que o mundo era mais complexo do que isso.
122 min.