POR LEANDRO MURAD
Filme Político
Cartaz Faça a Coisa Certa
FAÇA A COISA CERTA
Do the Right Thing
Spike Lee - 1989

Título original: “Do the Right Thing”. Ano: 1989. Direção: Spike Lee. Roteiro: Spike Lee. Elenco: Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee, Richard Edson, Giancarlo Esposito, Spike Lee, Bill Nunn, John Turturro, Rosie Perez, Joie Lee, Roger Guenveur Smith, Samuel L. Jackson. País: EUA. Produção: 40 Acres & A Mule Filmworks, Spike Lee. Fotografia: Ernest Dickerson. Música: Bill Lee.

Sinopse: Na pizzaria do ítalo-americano Sal (Aiello), um cliente (Esposito) reclama com o dono que só há fotos de celebridades brancas na parede, enquanto toda a clientela do estabelecimento é preta. Esse é apenas o início do dia mais quente do ano na vizinhança negra do Brooklyn.

Uma comédia com personagens autênticos de um bairro pobre onde negros, latinos e imigrantes diversos convivem em situação marginal. É o que Spike Lee nos entrega nos dois primeiros terços de “Faça a Coisa Certa”. Já seria aí uma obra marcante, mas, na parte final, o diretor vai além. Subvertendo nossas expectativas, lembra-nos de que pessoas vivendo no limite do estresse, em meio ao racismo não disfarçado, resulta, cedo ou tarde, em tragédia. Ao entregador de pizzas (o próprio Lee) e a todos à sua volta, é posta a mesma e dramática questão: evitar a violência, suportando-a ainda assim, ou revidar e ser por ela sufocado. Spike Lee e o maravilhoso prefeito do Brooklyn (Davis) nos lembram de fazer a coisa certa, sem nunca impor o que exatamente é o certo. Fica a cargo do espectador julgar quem, nesse fascinante teatro, tem a melhor postura. Com um filme popular, Spike Lee abriu caminho para todo o cinema preto contemporâneo e para o novo cinema engajado. Alcançou-se, aqui, a conexão com o povo que a elite intelectual sempre buscou, sem sucesso, pois ela só poderia vir pelas mãos do próprio povo.

120 min.