POR LEANDRO MURAD
Filme Político
Cartaz Gandhi
GANDHI
Gandhi
Richard Attenborough - 1982

Título original: “Gandhi”. Ano: 1982. Direção: Richard Attenborough. Roteiro: John Briley. Elenco: Ben Kingsley, Rohini Hattangadi, Roshan Seth, Candice Bergen, Edward Fox, John Gielgud, Trevor Howard, John Mills, Martin Sheen, Ian Charleson. País: Reino Unido, Índia. Produção: International Film Investors, National Film Development Corporation Ltd. of India, Goldcrest Films International, Indo-British, Indo-British Films, Richard Attenborough. Fotografia: Ronnie Taylor, Billy Williams. Música: Ravi Shankar.

Sinopse: A luta do advogado indiano Mahatma Gandhi (Kingsley), desde o momento em que é impedido de andar em um trem reservado para brancos, na África do Sul, em 1893, até o seu assassinato em Nova Deli, em 1948. Nos anos que separam os dois episódios, acompanhamos seu despontar como líder nacional influente, a intensa e afinal bem-sucedida militância pela independência da Índia junto ao Império Britânico, e a não tão exitosa campanha pela convivência pacífica entre os indianos de diferentes religiões.

O diretor/produtor Richard Attenborough emprenhou-se por duas décadas no projeto de levar ao grande público dos cinemas a figura inspiradora de Mahatma Gandhi. E, afinal, o esforço foi retribuído em forma de sucesso imediato de público e crítica. Mas a principal missão cumprida foi a de difundir, mais do que a vida de um indivíduo, o ideal que ele representa. E Gandhi representa, como poucos em seu século, a poderosa verdade, ainda que não óbvia, de que a vida deve ser de luta, e de luta não violenta. Assim, por ser a perfeita porta de entrada ao conhecimento dessa vida de luta e das ideias que a motivaram, “Gandhi” permanece como a grande cinebiografia política.

191 min.