Título original: “Le Dernier Métro”. Ano: 1980. Direção: François Truffaut. Roteiro: François Truffaut, Suzanne Schiffman, Jean-Claude Grumberg. Elenco: Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Heinz Bennent, Jean Poiret, Andréa Ferréol, Paulette Dubost, Jean-Louis Richard, Sabine Haudepin, Maurice Risch. País: França. Produção: Les Films du Carrosse, Sédif Productions (SEDIF S.A.), TF1 Films Production (T.F.1), Société Française de Production (SFP), François Truffaut. Fotografia: Néstor Almendros. Música: Georges Delerue.
Sinopse: Em 1944, na Paris ocupada pelos nazistas, um diretor judeu (Bennent) esconde-se no porão de seu próprio teatro. Sua esposa atriz (Deneuve) passa a administrar o estabelecimento e, junto a um grupo de profissionais, tenta driblar a censura e a perseguição ideológica e apresentar uma nova peça.
Como de costume na obra de Truffaut, “O Último Metrô” traz uma trama deliciosa e personagens cativantes, com seus amores, paixões e desentendimentos. Tudo isso se dá nos bastidores da produção artística e em um contexto muito específico: lá fora há a guerra, a ocupação, a perseguição e a resistência. “Tudo é política”, diz no filme, acertadamente, a equivocada voz do Terceiro Reich para a crítica teatral (Richard). Notadamente em um filme político em que a disputa direta se dá à margem da tela, enquanto o Teatro ocupa o seu centro, a arte, afinal, é também resistência. E, como a vida, continua, mesmo em meio aos mais dramáticos cenários.
131 min.