POR LEANDRO MURAD
Policial
Cartaz Acorrentados
ACORRENTADOS
The Defiant Ones
Stanley Kramer - 1958

Título original: “The Defiant Ones”. Ano: 1958. Direção: Stanley Kramer. Roteiro: Nedrick Young, Harold Jacob Smith. Elenco: Tony Curtis, Sidney Potier, Theodore Bikel, Charles McGraw, Lon Chaney Jr., King Donovan, Kevin Coughlin, Cara Williams. País: Stanley Kramer. Produção: Stanley Kramer. Fotografia: Sam Leavitt. Música: Ernest Gold.

Sinopse: Acidente com um caminhão que transporta condenados para uma penitenciária causa a fuga de dois deles. Trata-se de um homem negro (Potier) e um branco (Curtis), unidos pelas mesmas correntes, que terão de trabalhar juntos para garantir a liberdade, no tempo e lugar mais racista da História.

Nos anos 1950, a segregação racial no sul dos EUA atingiu seu ponto de convulsão. Em 1955, Rosa Parks se recusou a ceder lugar no ônibus onde viajava. Dois anos depois, a estudante negra Dorothy Counts ingressava em uma escola pública “de brancos”, a despeito da fúria e racismo ostensivo dos que a hostilizavam apenas por estar ali. Esse contexto é o pano de fundo de “Acorrentados” (1958). A produção de Stanley Kramer levanta a bandeira de que a convivência, ainda que forçada, é a única forma de superar inimizades, ódios e desconfianças seculares entre pessoas e raças. A simplicidade de sua mensagem, a força de seu drama e a emoção de sua aventura alçaram o filme ao sucesso de público e crítica.

96 min.