Título original: “Reservoir Dogs”. Ano: 1992. Direção: Quentin Tarantino. Roteiro: Quentin Tarantino. Elenco: Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen, Steve Buscemi, Lawrence Tierney, Chris Penn, Quentin Tarantino, Edward Bunker, Kirk Baltz. País: EUA. Produção: Dog Eat Dog Productions Inc., Live Entertainment, Lawrence Bender. Fotografia: Andrzej Sekula.
Sinopse: O fracasso de um supostamente fácil assalto a joalheria faz com que os criminosos passem a suspeitar que um deles é informante da polícia.
Ótima estreia de Tarantino, com este que se tornou um dos grandes filmes de assalto do cinema. “Reservoir Dogs” é, ao mesmo tempo, uma paródia desse subgênero em que sempre algo dá errado (neste caso, tudo). As principais marcas do diretor estão aqui: o humor negro e a violência, tão exagerada que se torna irreal e, por isso, facilmente digerível (uma exceção é a pesada cena em que o sádico Mr. Blonde – Madsen – tortura o policial capturado – Baltz). Mas o que melhor resume o espírito de Tarantino é a cena inicial, no restaurante, em que os assaltantes discutem o significado de músicas da Madonna.
99 min.