Título original: “Dial M for Murder”. Ano: 1954. Direção: Alfred Hitchcock. Roteiro: Frederick Knott (roteiro e peça “Disque M para Matar”). Elenco: Ray Milland, Grace Kelly, Robert Cummings, John Williams, Anthony Dawson. País: EUA. Produção: Warner Bros, Alfred Hitchcock. Fotografia: Robert Burks. Música: Dimitri Tiomkin.
Sinopse: O ex-tenista Tony Wendice (Milland) planeja o assassinato da esposa (Kelly) no intuito de ficar com a herança e vingar-se de sua infidelidade. O plano perfeito acaba falhando, mas o inesperado desenrolar dos fatos permite que seus desejos se realizem de forma ainda mais conveniente.
A partir da famosa peça de Frederick Knott, Hitchcock realiza um de seus grandes filmes. Ainda que lembre em alguns aspectos outros hitchcocks (a teatralidade de “Festim Diabólico”, a premissa básica de “Pacto Sinistro”), “Disque M para Matar” é uma obra singular na filmografia do diretor, pois aqui o roteiro tem importância primordial. É uma trama policial pura, mas não convencional, cheia de surpresas e logicamente perfeita, que mantém o interesse do espectador ao longo de toda a fita.
105 min.