POR LEANDRO MURAD
Policial
Cartaz Homens em Fúria
HOMENS EM FÚRIA
Odds Against Tomorrow
Robert Wise - 1959

Título original: “Odds against Tomorrow”. Ano: 1959. Direção: Robert Wise. Roteiro: William P. McGivern (livro “Odds against Tomorrow”), Abraham Polonsky, Nelson Gidding. Elenco: Harry Belafonte, Robert Ryan, Shelley Winters, Ed Begley, Gloria Grahame, Kim Hamilton, Will Kuluva. País: EUA. Produção: HarBel Productions, Robert Wise. Fotografia: Joseph C. Brun. Música: John Lewis.

Sinopse: Dave Burke (Begley) planeja assaltar o banco de uma pequena cidade, mas precisa convencer dois relutantes homens a participar do golpe. Um deles é Earl Slater (Ryan), um ex-condenado branco que quer prescindir da ajuda financeira de sua companheira (Winters). O outro, Johnny Ingram (Belafonte), é um cantor negro que quer dar uma vida decente à família, mas se afunda em dívidas de jogo. O primeiro é racista, o segundo não tolera mais ofensas. O plano simples e quase perfeito de Burke não previu a insuportável tensão racial entre os dois.

Robert Wise conduz ao som do jazz esta história nervosa sobre diferenças inconciliáveis e semelhanças evidentes. É o último exemplar do período clássico do gênero noir (1940-1959), já entrando na temática racial que marcaria o cinema da década seguinte. Aqui, o ódio racial é ainda uma sutil e brilhante metáfora da Guerra Fria.

96 min.