Título original: “Terror by Night”. Ano: 1946. Direção: Roy William Neill. Título alternativo: Sherlock Holmes – Noite Tenebrosa. Roteiro: Frank Gruber (baseado nos personagens de Arthur Conan Doyle). Elenco: Basil Rathbone, Nigel Bruce, Alan Mowbray, Renee Godfrey, Dennis Hoey, Billy Bevan. País: EUA. Produção: Universal Pictures, Roy William Neill. Fotografia: Maury Gertsman.
Sinopse: Sherlock Holmes (Rathbone) é contratado para proteger o diamante Estrela da Rodésia, em uma viagem de trem de Londres a Edimburgo. Quando ocorre um assassinato e a joia desaparece, cabe ao detetive descobrir qual dos passageiros suspeitos é o responsável.
No início dos anos 40, a Universal trouxe o maior detetive do mundo ao século XX, envolvendo-o em casos de intriga internacional e lutas contra nazistas. Terminada a Guerra, o personagem pôde retornar aos seus temas mais usuais e sombrios. Este penúltimo filme do personagem estrelado pela consagrada dupla Basil Rathbone/Nigel Bruce é um dos melhores exemplos de filme de mistério passado todo em um trem. O modelo, usado também em “A Dama Oculta” (1938), “Assassinato no Expresso Oriente” (1974) e no western “O Trem do Inferno” (1975), é certeza de diversão para os fãs do gênero.
60 min.