Título original: “Batman”. Ano: 1989. Direção: Tim Burton. Roteiro: Sam Hamm, Warren Skaaren (baseado nos personagens de Bob Kane e Bill Finger). Elenco: Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger, Jack Palance, Michael Gough, Billy Dee Williams. País: EUA, Reino Unido. Produção: Peter Guber, Jon Peters. Fotografia: Roger Pratt. Música: Denny Elfman.
Sinopse: Bruce Wayne (Keaton) veste a roupa de Batman e começa sua guerra contra o crime, enfrentando o louco Coringa (Nicholson).
O aguardado longa-metragem do Homem-Morcego mostrou o personagem todo de preto e sem o Robin. É um bom filme, mas ficou mais marcado como filme de Tim Burton do que como filme de Batman. A Gotham City gótica do diretor é impressionante, e o Batmóvel é bem mais legal que o tanque dos filmes mais recentes. Jack Nicholson se destaca no elenco (nenhuma novidade). Burton manteve o nível na primeira continuação, três anos depois (com Danny DeVito como Pinguim e a inesquecível Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer). Joel Schumacher dirigiu mais duas sequências, que é melhor deixar pra lá.
126 min.