Título original: “Batman v. Superman: Dawn of Justice”. Ano: 2016. Direção: Zack Snyder. Roteiro: Chris Terrio, David S. Goyer (baseado nos personagens de Bob Kane e Bill Finger e de Jerry Siegel e Joe Shuster). Elenco: Ben Affleck, Henry Cavill, Amy Adams, Jesse Eisenberg, Diane Lane, Laurence Fishburne, Jeremy Irons, Holly Hunter, Gal Gadot. País: EUA. Produção: Warner Bros. Atlas Entertainment, Cruel & Unusual Films, Charles Roven, Deborah Snyder. Fotografia: Larry Fong. Música: Junkie XL, Hans Zimmer.
Sinopse: Temendo que a presença de um alienígena com poderes ilimitados seja uma ameaça para o planeta, o vigilante de Gotham, Batman (Affleck), coloca-se no caminho do Super-Homem (Cavill). Porém, o conflito entre os dois super-heróis pode ser bastante conveniente para o milionário corrupto Lex Luthor (Eisenberg).
Apesar de ter dividido opiniões, pode-se afirmar que “Batman Vs. Superman” é o filme mais divertido da DC Comics em décadas. Se há fragilidades no roteiro, até elas colaboram para que o filme seja aquilo que realmente deve ser: um filme de super-heróis, livre da megalomania que sobrecarregou tanto o seu antecessor, “O Homem de Aço” (2013), quanto a (boa) bat-trilogia de Christopher Nolan. Só para citar dois destaques, temos aqui o melhor visual de Batman no cinema e um ótimo clímax, em que os dois heróis lutam juntos, ao lado da Mulher-Maravilha (Gadot), contra o monstro Apocalipse.
151 min.