Título original: “Flash Gordon”. Ano: 1980. Direção: Mike Hodges. Roteiro: Lorenzo Semple Jr., Michael Allin (baseado nos personagens de Alex Raymond). Elenco: Sam J. Jones, Melody Anderson, Max von Sydow, Topol, Ornella Muti, Timothy Dalton, Brian Blessed, Peter Wyngarde, Mariangela Melato. País: Reino Unido, EUA, Holanda. Produção: Starling Productions Ltd., Famous Films, Dino De Laurentiis. Fotografia: Gilbert Taylor. Música: Queen, Howard Blake.
Sinopse: Quando o planeta Terra é castigado por catástrofes naturais inexplicáveis, o incompreendido cientista louco Zarkov (Topol) descobre que a causa do fenômeno é um ataque alienígena. Ele então sequestra o atleta Flash Gordon (Jones) e a agente de viagens Dale Arden (Anderson), e os três partem em um foguete para enfrentar a ameaça espacial do Imperador Ming (Sydow).
Esta pérola fantástica mergulha o espectador em um irresistível universo multicolorido. Sua abertura já é emocionante: as clássicas tiras de jornal de Alex Raymond surgem na tela em meio aos créditos iniciais e ao som elétrico do Queen. A seguir, o que se apresenta é uma viagem hipnotizante em que cores, atuações amadoras e efeitos precários se harmonizam em um belíssimo desfile de carnaval. Exemplo icônico da era em que cinema super-heroico era quase sinônimo de filme ruim, este Flash Gordon 80 soube brincar com sua própria estética camp e, surpreendentemente, sobreviveu à prova do tempo.
111 min.