Título original: “La Maschera del Demonio”. Ano: 1960. Direção: Mario Bava. Títulos alternativos: “A Máscara de Satã”; “Black Sunday”; “Revenge of the Vampire”; “The Mask of Satan”. Roteiro: Ennio de Concini, Mario Serandrei, Nikolai Gogol (conto “Viy”). Elenco: Barbara Steele, John Richardson, Andrea Checchi, Ivo Garrani, Arturo Dominici, Enrico Oliveiri. País: Itália. Produção: Alta Vista Productions, Galatea Film, Jolly Film, Massimo de Rita. Fotografia: Mario Bava, Ubaldo Terzano. Música: Roberto Nicolosi.
Sinopse: Vingativa bruxa (Steele) retorna dos mortos, acompanhada do amante (Dominici), para possuir o corpo de sua bela descendente (também vivida por Steele). O irmão da jovem (Oliveiri) e um médico forasteiro (Richardson) tentam frustrar os terríveis planos.
Este misto de filme de bruxa, de vampiro e de fantasma se tornou um clássico incontestável e colocou o diretor Mario Bava entre os maiores do horror. Como bem descreveu o crítico Moniz Viana, o diretor constrói aqui uma espécie de antologia do gênero, a começar pela cena inicial, em que dois viajantes perdidos na noite (Richardson e Checchi) adentram catacumbas para inadvertidamente ir de encontro ao sobrenatural. Além de um excelente exemplar terrorífico, “La Maschera del Demonio” é um marco da internacionalização dos filmes de terror, apresentando também a inglesa Barbara Steele, talvez a atriz que mais se identificou com o gênero no cinema.
87 min.