Título original: “Poltergeist”. Ano: 1982. Direção: Tobe Hooper. Roteiro: Steven Spielberg, Michael Grais, Mark Victor. Elenco: JoBeth Williams, Heather O’Rourke, Craig T. Nelson, Dominique Dunne, Oliver Robins, Beatrice Straight. País: EUA. Produção: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), SLM Production Group, Frank Marshall, Steven Spielberg. Fotografia: Matthew F. Leonetti. Música: Jerry Goldsmith.
Sinopse: Uma família assiste a ocorrência de estranhos fenômenos paranormais em sua casa. Enquanto isso, a filha mais nova (O’Rourke) começa a se comunicar com fantasmas pela televisão.
No meio do caminho entre os estilos de Hooper e de Spielberg, “Poltergeist” é um grande filme de terror, um dos mais lembrados do tema fantasmas (ou “poltergeists”, para ser mais preciso). Analisado na maior parte das vezes apenas como uma crítica à televisão, o filme, na verdade, debocha do “modo de vida americano” como um todo (há diversos elementos de “americanidade” ao longo da história). O tom crítico se explicita com a revelação do porquê da presença de fantasmas na casa, deixando à mostra problemas cruciais daquela sociedade de aparência perfeita. A fofíssima Heather O’Rourke é destaque no elenco. Infelizmente, a menina viria a falecer precocemente seis anos depois.
114 min.