Musical
AMOR, SUBLIME AMOR
West Side Story
Robert Wise / Jerome Robbins - 1961

Título original: “West Side Story”. Ano: 1961. Direção: Robert Wise, Jerome Robbins. Roteiro: Ernest Lehman, Jerome Robbins (musical “West Side Story”), Arthur Laurents (livro “West Side Story”). Elenco: Natalie Wood, Richard Beymer, Russ Tamblyn, Rita Moreno, George Chakiris, Simon Oakland, Ned Glass, William Bramley, Jose De Vega, Tucker Smith, Susan Oakes, Tony Mordente, David Winters, Eliot Feld. País: EUA. Produção: The Mirisch Corporation, Seven Arts Productions, Robert Wise. Fotografia: Daniel L. Fapp. Música: Leonard Bernstein.

Sinopse: No lado oeste de Nova York, duas gangues rivais disputam a hegemonia local. A tensão é acirrada quando o melhor amigo (Beymer) do líder dos “Jets” (Tamblyn) e a irmã (Wood) do líder dos “Sharks” (Chakiris) se apaixonam.

Transposição para o século XX de “Romeu e Julieta” (1597), de William Shakespeare, “West Side Story” adaptou para o cinema o musical homônimo da Broadway. O enorme sucesso do filme é justificado já na arrebatadora sequência inicial, em que a enorme beleza da produção e da fotografia, com suas cores vibrantes, começa a envolver o espectador, tanto quanto a Nova York de sonho filmada por Robert Wise. Tão logo, inicia-se também o maior destaque da obra: a coreografia cool, a cargo do codiretor Jerome Robbins, influência de quase tudo que se dançou depois na cultura pop. E o espetáculo sensorial conta também uma história, e o drama adolescente incorpora temas atuais como racismo, xenofobia e as dificuldades da vida dos imigrantes na América – os “Sharks” são porto-riquenhos, sofrendo discriminação por parte de seus rivais e também das autoridades. A inquietação juvenil explode no ódio irracional mútuo e na mesma intolerância abordada na peça do Bardo inglês, e que continua a nos assombrar sem trégua.

153 min.